ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Duas lojas foram vistoriadas e os proprietários autuados em Iturama (MG), durante uma operação da Receita Federal com foco no combate ao contrabando e descaminho, no Triângulo Mineiro.
A fiscalização foi realizada nessa terça-feira (3) e teve como foco o comércio local, principalmente lojas de aparelhos eletrônicos. Foram apreendidos diversos produtos, entre eles celulares e eletrônicos, que caracterizaram crime de descaminho, ou seja, que entraram no Brasil sem nota fiscal. Além de cigarros eletrônicos, nesse caso produtos proibidos no país, o que caracteriza o crime de contrabando.
A Receita Federal estima que foram apreendidos mais de 200 mil reais em produtos. Em todo o Triângulo Mineiro o valor das apresentações passa de 5 milhões de reais. Os proprietários das duas lojas fiscalizadas devem responder na justiça pelos crimes de contrabando e descaminho.
Os itens apreendidos podem ser leiloados, o que representa um retorno aos cofres públicos de parte dos tributos sonegados, incorporados ou doados para outros órgãos públicos e instituições sem fins lucrativos, promovendo a redução de gastos públicos.
A ação faz parte da "Operação Guardião", trabalho de monitoramento que vem sendo realizado pela Receita Federal e forças policiais nos comércios e estradas de Minas Gerais. A operação que começou em Uberlândia percorre todo o Estado e deve ter mais ações planejadas na região do Triângulo Mineiro.
#receitafederal #iturama #contrabando #operacaoguardiao #descaminho #policia