ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quinta-Feira | 25/05/2017
Gaeco de Uberlândia deflagra nova operação contra policiais civis da região

Os policiais civis do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba são alvo de nova operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE). A operação deflagrada nesta quinta-feira (25) foi nomeada como "100 Anos de Perdão" em referência ao ditado "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão". Três policiais foram presos durante a manhã.

Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em Uberlândia, Uberaba, Araguari, Patrocínio, no Alto Paranaíba, e em Cascavel (PR). Pelo menos 19 pessoas são denunciadas. A Corregedoria Geral da Polícia Civil informou que acompanha o caso e já foi instaurado procedimento administrativo.

As investigações foram conduzidas pelos promotores de Justiça do Gaeco Daniel Marotta Martinez, Adriano Arantes Bozola e Renata Santos. De acordo com o MPE, os policiais envolvidos são investigados pelos crimes de organização criminosa, roubo, tráfico de drogas, associação ao tráfico e falsidade ideológica.

Segundo a Promotoria, a operação que conta com o apoio da Polícia Militar (PM) investiga uma organização criminosa cuja principal atividade era realizar saque de cargas de drogas, armas e cigarros contrabandeados vindas do Paraná.
A organização criminosa se dividia em dois núcleos no Paraná e em Minas Gerais.

O núcleo paranaense identificava as cargas que interessavam ao grupo e instalava rastreadores nos caminhões. Enquanto isso, o núcleo mineiro comandado pelo policial Thiago Rodrigues de Souza, de Patrocínio, aguardava a entrada dos caminhões no estado e os integrantes, incluindo nove policiais civis, faziam a prisão do motorista e a apreensão da carga.

Os motoristas dos caminhões que transportavam as cargas eram mantidos em cárcere privado pelos integrantes da organização criminosa até que os produtos estivessem em local seguro. Depois as vítimas eram liberadas, sem serem qualificadas.

As cargas eram saqueadas, revendidas para os proprietários ou desviadas para posterior venda com o intuito de obtenção de lucro por parte dos suspeitos.

Crimes e denúncias:

Os crimes apurados pelo Gaeco ocorreram em 2015. O primeiro foi na cidade de Uberaba, no mês de setembro do referido ano. Foram desviadas quatro toneladas de maconha, sendo metade da carga apreendida na zona rural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

No mesmo mês, houve saque e desvio de duas cargas de cigarros, contendo mais de 1 milhão de pacotes de cigarros. A abordagem ocorreu em Prata e a carga foi desviada na cidade de Araguari. O valor das cargas desviadas soma aproximadamente R$ 5 milhões.

Fonte:G1