ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira | 24/05/2017
Secretário revela que acordo para gestão de UPAs em Uberaba está próximo de ser concretizado

O secretário de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, informou que está bem próximo de acertar o novo modelo de gestão das duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade. No dia 26 de abril, a Pró-Saúde, Organização Social que geria as unidades, anunciou a rescisão do contrato com a Prefeitura, depois que sofreu uma intervenção pela Administração Municipal.

Segundo o secretário, a gestão vai ser de forma compartilhada, onde o município é o gestor e o gerenciamento será de forma indireta e compartilhada, possivelmente, com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), com parceria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube). Em nota, o presidente da Funepu, José Eduardo dos Reis Felix, informou que a entidade, com o apoio da UFTM, está em estudo com a Secretaria Municipal de Saúde para gerir as UPAs.

"A gente tem que ter muito cautela quanto à estruturação de um novo modelo de serviço. A gente vem conversando com a Funepu há algum tempo, assim como outras alternativas que foram buscadas. Estamos num alinhamento de finalização. Os instrumentos legais, com suporte jurídico e técnico já estão quase finalizados. Então, é um caminho a ser finalizado nos próximos dias", assegurou Iraci Neto.

Segundo ele, o novo modelo de gestão é inovador, que foi discutido e construído em um período de 40 dias. "Estamos trazendo a capacidade de gestão e assistência de uma fundação ligada a uma universidade, mantendo a parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), que já faz um trabalho em uma das nossas unidades", comentou.

Ainda segundo Iraci, a SMS trabalha a alteração da gestão a partir da previsão de saída dada pela Pró-Saúde, que é em junho. "Estamos conversando de forma tranquila com a Pró-Saúde, formatando todos os processos de transição de entrega dos produtos e dos processos de trabalho que existem nas unidades. Já preparando, dentro deste modelo, a oportunidade da transição da estrutura junto à Funepu", acrescentou o secretário.

Em nota, a UFTM disse que caso o contrato de gestão seja firmado, ocorrerá de forma indireta como parceira por meio da inserção de estudantes e professores da universidade em ações no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.]

Fonte:G1