ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sábado | 29/04/2017
ITURAMA:Força-tarefa contra a "Baleia azul" começa em Iturama

O prefeito Anderson Golfão convocou, na manhã deste sábado, uma força-tarefa contra o jogo da "Baleia Azul" em Iturama.

Ao lado de representantes do Ministério Público, diretores de escolas municipais, professores e membros das polícias Civil e Militar, o prefeito debateu sobre ações estratégicas de combate a esse crime que ocorre contra crianças e adolescentes. O município registrou um caso de uma jovem com características de participação no jogo. A situação já está sendo investigada. A apresentação do plano de ação do município foi feita no plenário da Câmara Municipal.

De início, o município irá contratar 15 psicólogos para atuar em um grupo específico da força-tarefa. As ações a serem desenvolvidas visam mapear o envolvimento dos jovens com os mentores do jogo e definir formas de combater o problema. "Essas medidas começarão a serem executadas nas escolas. Mas, para que possamos ter sucesso nesse trabalho, é fundamental a participação dos pais ao lado de seus filhos. Precisamos observar comportamentos que fogem do normal, entender o que está acontecendo com esse jovem e agir", disse o prefeito Anderson.

Além de medidas nas escolas e juntos às famílias, serão distribuídos panfletos educativos, campanhas junto à imprensa, clubes de serviço e grupos religiosos. "Infelizmente, tivemos um caso no nosso município. Esse trabalho vem para prevenir nossas ocorrências dessa natureza. Todas as autoridades competentes já estão envolvidas e vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance contra esse grave problema", afirmou Anderson.

O jogo da "Baleia Azul" começou em 2015, por meio de redes sociais da Rússia. O crime começa quando um mentor começa a fazer desafios online contra adolescentes vulneráveis psicologicamente. Através desses desafios, os participantes são encorajados a atentarem contra a própria vida.
Fonte:Assessoria de Comunicação
Jornalista Nélio Barbosa