ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Uarlen Valério / Estadão Conteúdo
Sexta-Feira | 19/03/2021
Governador de Minas confirma que pode faltar oxigênio no estado

O governador de Minas Gerais admitiu que há risco de faltar oxigênio em hospitais do estado. Ele falou sobre o assunto em entrevista à CBN de Juiz de Fora, nesta quinta-feira (18).

Na última terça-feira (16), o governo já havia dito que pediu ajuda ao Ministério da Saúde para que não falte o insumo no estado.

Segundo Romeu Zema, a situação é mais crítica nas cidades pequenas, onde são usados cilindros e não oxigênio encanado, fornecido por meio de grandes tanques. O G1 mostrou, nesta quinta, a dificuldade que cidades, como Santa Bárbara e Barão de Cocais, têm enfrentado por falta de cilindro de oxigênio.

Diante disso, o governador mineiro disse que o estado tomou todas as medidas necessárias para impedir que falte esse tipo de insumo.

"Existe sim o risco de desbastecimento em alguns hospitais. Mas nós já tomamos todas as medidas que esse abastecimento seja regularizado o quanto antes. Temos um baixo nível de estoque. Mas ainda não chegou a faltar. Temos remanejado, dentro do que é possível entre unidades hospitalares. E temos falado constantemente com o Minsitério da Saúde e com os fornecedores."
Perguntado também sobre medidas de apoio à economia, já que a onda roxa impede que grande parte da população trabalhe, o governador de Minas citou algumas medidas que serão tomadas para as empresas.

"Eu já determinei à Secretaria da Fazenda e o próprio BDMG que anunciem logo medidas para estara tendendo as micro e pequenas empresas. Já está na Assembleia, para ser votado ainda este mês, o REFIS estadual que vai estar prorrogando o pagamento de impostos e de dívidas das empresas também. Essas são algumas das medidas que estamos adotando. E queremos fazer outras porque sabemos que o setor produtivo tem sido muito afetado. Principalmente aquele ligado à área cultural, eventos e entretenimento. Esse ainda vai precisar de mais alguma coisa. Porque, caso contrário, essas empresas vão estar desaparecendo", afirmou.

O governador Zema também comentou sobre o episódio de fura fila da vacinação contra o coronavírus que terminou com a exoneração do ex-secretário de saúde, Carlos Eduardo Amaral.

"Pelo o que eu percebi, informações preliminares, foram vacinadas pessoas da saúde que, inclusive, estavam em homeoffice. Então, me parece que foi conduzido da forma mais adequada. Mas as investigaçõs é que vão determinar isso."

Na entrevista à CBN, o Romeu Zema fez ainda um apelo para que a população respeite as regras da onda roxa que estão valendo em todo o estado, mantendo o distanciamento social.

Fonte: G1