ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fonte: Reprodução / Alesp
Terça-Feira | 16/03/2021
São José do Rio Preto decreta lockdown para tentar conter o coronavírus e prefeitos da região se reúnem e falam em aderir

A Prefeitura de São José do Rio Preto (interior de São Paulo) anunciou hoje que será decretado o lockdown no município. A decisão foi tomada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) após se reunir com o Comitê Enfrentamento ao Coronavírus na manhã de domingo (14).

Além dos membros do comitê e do chefe do executivo municipal, estiveram no encontro o vice-prefeito Orlando Bolçone (DEM), o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), secretários, médicos, gestores de hospitais, servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Até o último sábado (13), 92,2% dos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) estavam ocupados em Rio Preto. O aumento na semana passada em comparação com a semana anterior foi de 22%.

Com os números em mãos, os envolvidos na reunião demonstraram preocupação e disseram compreender que o lockdown é a única medida capaz de derrubar esses índices. Por isso foi aprovado com unanimidade que a ação entre em vigor em Rio Preto.

Agora Edinho Araújo está trabalhando com sua equipe jurídica para formular o decreto que colocará o município em uma fase ainda mais restritiva do que a determinada pelo estado de São Paulo.

Após o anúncio ao menos 11 prefeitos da região falaram em aderir ao 'lockdown' proposto por São José do Rio Preto (SP) para frear o avanço da Covid-19. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (15) pela prefeitura de Rio Preto. No entanto, ainda não há nada definido.

"Estivemos reunidos nesta tarde (15), por videoconferência, com prefeitas e prefeitos da nossa região. Atualizamos os números e tivemos participação da representação do HB e da diretoria regional de saúde. Os números da Covid-19 são altíssimos", disse o prefeito Edinho Araújo.

De acordo com a prefeitura de Rio Preto, os municípios de Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassitt, e Sales demonstraram interesse em adotar medidas mais restritivas.

"Todos os municípios da região estão na mesma ocupação. Os índices de leitos de UTI aproximam-se de 100%. É preciso fazer alguma coisa. Foi essa decisão que, nós prefeitos, chegamos. Para isso, vamos tomar medidas mais restritivas a partir de quarta-feira. Queremos contar com a colaboração de todos", afirmou Edinho Araújo em vídeo", afirmou Edinho Araújo.

Embora a prefeitura de Rio Preto tenha feito o anúncio, o decreto com as medidas que serão tomadas será publicado somente na terça-feira (16). Enquanto isso, os municípios estudarão a possibilidade de adotar as medidas, exceto Jales que já informou que não vai determinar 'lockdown'.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem (15), às 15h30min, a cidade contava com 51.361 pessoas contaminadas desde o início da pandemia, e 1.232 riopretenses morreram.

Fonte: UOL e G1