ÚLTIMAS NOTÍCIAS

(foto: Fábio Marchetto/Governo MG)
Sexta-Feira | 15/01/2021
COVID-19: Zema diz que vacinação em MG começa 'na semana que vem'

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, nesta quinta-feira (14/01), que a vacinação contra a COVID-19 em Minas Gerais terá início em até 48 horas após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O plano de logística no estado já está pronto, mas, segundo Zema, uma reunião com o Ministério da Saúde será feita para alinhar os últimos detalhes.

De acordo com Zema, uma conversa com todos os governadores está prevista para acontecer na próxima terça-feira (19/01), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Apesar disso, o governador disse que Minas Gerais tem um planejamento pronto e próprio para fazer a distribuição dos imunizantes pelo estado.

"Não sabemos ainda se a vacina vai ser disponibilizada em São Paulo ou em Brasília. Mas qualquer que seja o local onde ela estiver, nós já temos aqui planos para que aviões, carros, etc, levem essa vacina de forma refrigerada para todas as regionais de saúde do estado", disse Zema, em entrevista à Rádio CBN de Juiz de Fora.

Já em entrevista à Rádio Bandeirantes, também nesta quinta-feira, Zema disse que o estado recebeu 25 das 50 milhões de seringas e agulhas adquiridas e que a distribuição já começou. O governador de Minas utilizou tal situação como exemplo para citar a principal falha do Governo Federal, que, de acordo com Zema, poderia ter feito um "planejamento mais adequado" da compra das vacinas.

"Eu vejo que o Brasil deveria ter optado por mais vacinas. Você nunca tem certeza se aquele fornecedor vai te atender adequadamente, na data certa, na qualidade que você precisa, principalmente um produto que está sendo desenvolvido. Deveríamos ter tido mais alternativas de fornecimento", concluiu.

Fonte - em