ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação/ Governo de Minas
Quarta-Feira | 25/11/2020
Vacinação contra febre aftosa em Minas vai até 30/11

A segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado segue até 30 de novembro. Estão sendo imunizados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), gerencia a campanha junto aos pecuaristas, responsáveis pela vacinação dos animais. Nesta etapa, a expectativa é que sejam imunizados cerca de 10 milhões de cabeças com o objetivo de preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, convoca os produtores que ainda não vacinaram seus animais. "Ainda temos uma semana! Peço o apoio dos pecuaristas mineiros, pois a vacinação é essencial para manter o rebanho do estado sadio e livre de focos da doença. É muito importante cumprirmos o calendário oficial da vacinação para que, em breve, nosso estado conquiste novo status sanitário: o de livre da doença sem vacinação", lembra.

Para mais segurança e comodidade em razão do enfrentamento da Covid-19, o produtor pode comprovar a vacinação dos animais usando o formato eletrônico de declaração disponível no site do IMA, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor.

Uma outra opção é o envio da declaração para o e-mail da unidade do IMA responsável pela jurisdição do município. O e-mail de cada unidade pode ser encontrado AQUI. Nos municípios que as unidades estiverem abertas, as declarações podem ser realizadas de forma presencial.

O prazo para comprovar a vacinação termina em 10 de dezembro. Para facilitar a localização da propriedade, o IMA recomenda o envio do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração.

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)