ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação/Corinthians
Quarta-Feira | 23/09/2020
Governo aprova estudo da CBF para 30% de público em estádio

A CBF recebeu sinal verde do Governo Federal para colocar em prática plano de retorno de público nos estádios de futebol. O Ministério da Saúde aprovou estudo com proposta de retorno de até 30% de torcida aos campos. A condição é que cada estado e município realize seus protocolos e adote medidas sanitárias apropriadas para receber torcedores.

Em nota - confira a íntegra mais abaixo -, o Ministério da Saúde disse que o percentual de torcida no estádio "pode ser aumentado posteriormente" e explicou que a abertura de cada estádio vai levar em conta série de fatores, entre eles "a variação da curva epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI e a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde local e regional."

O jornal "O Globo" publicou a notícia na manhã dessa terça-feira. Em julho, o presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol, Jorge Pagura, dizia que esperava público de volta aos estádios apenas depois da vacina.

Apesar da autorização, a CBF ainda vai discutir com os clubes como levar adiante a ideia de retorno do público aos estádios. Há divergências e diferentes situações em estados e municípios.

Em paralelo à iniciativa da CBF com o Governo Federal, a Federação Estadual de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), depois do primeiro encontro no Rio de Janeiro para discutir o retorno do futebol com público, segue com encontros para discutir a volta do público. Nesta terça, promove debate sobre o assunto com autoridades da prefeitura do Rio e do Governo Federal.

Na semana passada, o ge publicou as diretrizes que envolviam a proposta da CBF

- Como? Premissa número 1: Com estádio liberado para até 30% da capacidade de público. A número 2: sem torcida visitante, apenas com o público do mandante.

- Quando? A proposta que o Ministério da Saúde analisa não trata de data específica, mas a estimativa é em meados de outubro.

Alguns clubes ouvidos pelo ge reforçaram que existe desejo pelo retorno do público, pela necessidade de arrecadação. Aguardam também os primeiros resultados de retorno às aulas em alguns lugares no país e ressaltam também a abertura de diversas atividades da economia.

A CBF evita se manifestar, mas defende uniformidade da decisão para ter equilíbrio técnico. Ou seja, se voltar o público no Rio de Janeiro, o ideal seria que todos clubes pudessem receber torcedores também em seus estádios.

Após receber um sinal verde do Governo Federal para colocar em prática o plano de retorno de público nos estádios de futebol, a CBF anunciou na noite desta terça-feira que convocou uma reunião com os clubes para debater o tema, que vem causando polêmica devido às diferentes situações em cada estado. O encontro será na próxima quinta-feira, às 16h30 (de Brasília), por videoconferência.

Governo aprova estudo da CBF para 30% de públivo em estádio e diz que percentual "pode ser aumentado"
Após a reunião, também será feita consultas às autoridades estaduais e municipais responsáveis. O Ministério da Saúde aprovou um estudo com proposta de retorno de até 30% de torcida aos campos a partir de outubro. A condição é que cada estado e município realize seus protocolos e adote medidas sanitárias apropriadas para receber torcedores.

Fonte: Globo Esporte