ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Governo de Minas Gerais/Divulgação
Quinta-Feira | 10/09/2020
Iturama e cidades da região avançam para a Onda Verde do programa Minas Consciente

As macrorregiões do Triângulo Norte e do Triângulo Sul foram inseridas em novas ondas do programa Minas Consciente. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (9) pelo governo de Minas Gerais, após mais uma reunião semanal.

O Estado também autorizou o funcionamento de atividades e parques estaduais em regiões classificadas na Onda Amarela. Após a divulgação, as mudanças começam a valer a partir do sábado, que esta semana cai no dia 12 de setembro.

De acordo com o Estado, o Triângulo Norte regrediu para a Onda Vermelha após apresentar aumento no número de casos confirmados de Covid-19. Já o Triângulo Sul avançou para a Onda Verde por ter índices controlados da doença e quantidade suficiente de leitos disponíveis. A macrorregião Noroeste permaneceu na Onda Vermelha, mas a microrregião de Patos de Minas foi classificada na Onda Amarela.

"Fico muito satisfeito que mais uma macrorregião, que inclui as cidades de Iturama, Frutal e Uberaba, possa ir para a Onda Verde. Isso reflete uma posição de segurança na localidade em relação à pandemia. Mas ainda temos regiões na onda vermelha, o que nos causa preocupação", afirmou o governador Romeu Zema (Novo).

Com a decisão, os municípios da região norte do Triângulo Norte só poderão autorizar o funcionamento de serviços essenciais como supermercados, padarias, farmácias, bancos, serviços de reparo e manutenção, entre outras.

Das 27 cidades que integram o Triângulo Norte, a maior e com mais casos confirmados é Uberlândia. O G1 entrou em contato com a Prefeitura para saber se gostaria de comentar a mudança, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

Por outro lado, a Onda Verde permitirá que o Triângulo Sul retome atividades artísticas, cinemas, congressos, exposições, casas de festas, parques de diversões e bares com apresentação de shows e espetáculos.


Patos de Minas
Apesar de estar inserida na macrorregião Noroeste, que permaneceu na Onda Vermelha, a microrregião de Patos de Minas foi classificada na Onda Amarela. Na última semana o município foi inserido na etapa mais restritiva do Minas Consciente, mas recorreu ao Judiciário e seguiu no nível intermediário.


Autorizações
O governo de Minas Gerais também anunciou a autorização de funcionamento de atividades culturais e parques estaduais na Onda Amarela. Assim, museus, galerias bibliotecas, parques e unidades de conservação poderão funcionar desde que sigam o mesmo protocolo de segurança estipulado para academias de ginástica.

De acordo com o Estado, a autorização foi concedida após avaliação das demandas e a possiblidade de adaptação sanitária dos setores para garantir a segurança do público.

Já estamos observando um cenário mais controlado da pandemia em Minas Gerais e, com isso, será possível liberarmos algumas atividades. Agora, as macrorregiões que estiverem na onda amarela poderão retomar parcialmente as atividades culturais
- acrescentou Zema.


Entenda a classificação das ondas nas regiões

A reformulação do "Minas Consciente" ocorreu no final de julho após consulta pública. Na ocasião, as macrorregiões Triângulo do Norte e Triângulo do Sul foram inseridas na "Onda Amarela" e a macrorregião Noroeste, na "Onda Vermelha".

A principal mudança foi em relação às ondas, que foram reduzidas para três. Agora, as cores funcionam como um semáforo: Onda Vermelha, quando é permitido abrir somente serviços essenciais; Amarela, quando serviços não essenciais também são autorizados; e Verde, que incluem serviços não essenciais com alto risco de contágio. Confira mais abaixo o que é permitido abrir em cada onda.

O Comitê define em qual onda a cidade ficará levando em consideração a incidência da Covid-19 na localidade, na capacidade de atendimento e na velocidade de avanço da doença.


Veja as cidades do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste que aderiram ao programa até o momento:


Triângulo do Norte

- Abadia dos Dourados
- Araguari
- Araporã
- Capinópolis
- Coromandel
- Douradoquara
- Estrela do Sul
- Iraí de Minas
- Ituiutaba
- Monte Carmelo
- Prata
- Romaria
- Santa Vitória
- Tupaciguara
- Uberlândia

 

Triângulo do Sul
- Água Comprida
- Campo Florido
- Campos Altos
- Carneirinho
- Conceição das Alagoas
- Conquista
- Delta
- Fronteira
- Frutal
- Ibiá
- Itapagipe
- Iturama
- Limeira do Oeste
- Pedrinópolis
- Perdizes
- Pirajuba
- Planura
- Pratinha
- Sacramento
- Santa Juliana
- São Francisco de Sales
- Uberaba
- União de Minas
- Veríssimo

 

Noroeste

- Arapuá
- Bonfinópolis de Minas
- Brasilândia de Minas
- Buritis
- Cabeceira Grande
- Carmo do Paranaíba
- Guarda-Mor
- Guimarânia
- Lagamar
- Lagoa Formosa
- Lagoa Grande
- Matutina
- Patos de Minas
- Presidente Olegário
- São Gonçalo do Abaeté
- Tiros
- Varjão de Minas
- Vazante

 

Ondas
Até o momento, apenas a macrorregião Norte apresentou índices favoráveis para a inclusão na Onda Verde, que permite a abertura de clubes, cinemas e estúdios de piercings e tatuagens, entre outros serviços.

Veja abaixo detalhadamente quais serviços podem funcionar em cada categoria, segundo o governo de Minas Gerais.

Onda Vermelha
As macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Jequitinhonha, Nordeste e Vale do Aço estão na Onda Vermelha do plano. Nesses locais, está autorizada a abertura dos seguintes serviços:

- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.


Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Leste, Norte, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela. Nesta fase, são permitidos:

- Bares (consumo no local);
- Autoescola e cursos de pilotagem;
- Salão de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelaria, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agência de viagem.


Onda Verde
A macrorregião Norte apresentou um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela, o que permitiu o avanço para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles:

- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
- Parques, zoológicos e jardins;
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.

Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

Fonte: G1