ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Globo
Quinta-Feira | 23/04/2020
Governo de Minas define plano para flexibilizar isolamento e reabrir comércio no estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse, em entrevista exclusiva à Globo, nesta quarta-feira (22), que os protocolos para o retorno gradual das atividades econômicas estarão disponíveis aos prefeitos na semana que vem. O estado é o sexto do país com o menor número de casos do novo coronavírus.

Segundo o governador, a decisão de retomar a economia é do prefeito. Mas os protocolos devem orientar como a abertura deve ser feita.

"O ‘Minas Consciente', que é a reativação segura, criteriosa das atividades econômicas do estado, foi feita basicamente com a Secretaria de Estado de Saúde e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ambas tem grupo técnico pra desenvolver os protocolo", disse ele.

Os setores da economia serão classificados por risco de contágio e impacto econômico. "Se for uma atividade com alto impacto econômico e baixo risco na saúde, ela vai ser priorizada. A priorização foi feita dentro desse contexto", disse Zema.

Elas foram divididas com as cores branco, verde, amarelo e vermelho. Agências de viagens estão no setor branco, por exemplo. Uma peixaria estaria na verde. Hoteis estão no amarelo e salões de beleza estão no vermelho, considerada a última onda de gradação para reabertura.

A expectativa do governador é que cidades que optarem em seguir o protocolo poderão reativar toda a economia entre duas e três semanas. Entre a liberação das atividades em branco e verde até as que estão em vermelho.

"Tenho dito que não estamos relaxando. Estamos adotando medidas de segurança para que aquelas cidades que já optaram pela reabertura, que possam fazer isso com critério. Estamos tornando mais segura a situação atual, haja vista que mais da metade dos prefeitos liberaram atividades em suas cidades", explicou o governador.
Ainda segundo ele, o prefeito deve avaliar o número de casos e o de leitos disponíveis pra tomar decisões.

"Hoje a situação de Minas Gerais é bastante segura. Temos hoje, utilizados por suspeitos e infectados por Covid, 3% dos leitos de UTIs, é um número muito baixo. Nós temos 50% de UTIs livres no estado, então podemos dizer que podemos avançar muito", disse o governador.

Por ter mais casos confirmados, Belo Horizonte deve ser a última cidade do estado a flexibilizar o isolamento social. Nove pessoas morreram e 478 ficaram doentes na capital até o momento.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse nesta segunda-feira (20) que não há data para a retomada das atividades na cidade, mas que Belo Horizonte poderia vir a ser a primeira capital do país a promover um retorno gradual.


Escolas
A reabertura das escolas não deve acontecer em menos de 90 dias. Elas não fazem parte deste programa de retomada.

Uma outra análise ainda deve ser feita, já que são ambientes de grande aglomeração.


Casas de show
O setor cultural ainda deve passar por um período difícil. Segundo o governador, as casas de shows e cinemas só devem reabrir em 120 dias.

Fonte: G1

 









Foto: Reprodução / Globo