ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Internet
Terça-Feira | 10/03/2020
Ministério da Saúde confirma 1º caso de coronavírus em Minas Gerais

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo o primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais. Agora são 25 pessoas com o COVID-19 no Brasil. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) deu mais detalhes informando que a paciente é uma mulher, de 47 anos, que mora em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, e esteve na Itália, país europeu que registra mais casos do COVID-19.

A SES-MG foi notificada pelo laboratório Hermes Pardini, que realizou a coleta em Belo Horizonte. "Trata-se de uma mulher, de 47 anos, com município de residência em Divinópolis, que esteve na Itália, retornando à capital mineira em 02/03. No momento, a paciente apresenta sintomas leves (coriza, mialgia e sensação de mal-estar) e encontra-se em isolamento domiciliar", informou a secretaria.

De acordo com o Hermes Pardini, a coleta foi feita na última quinta-feira (5), em Belo Horizonte, e a análise finalizada no dia seguinte. "A partir do resultado, prontamente, médico prescritor e paciente foram contatados pela assessoria médica do laboratório. Em seguida, o fato foi comunicado aos departamentos municipal e estadual de Vigilância Epidemiológica."

Em nota, a Secretária Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis informou que a mulher apresentou os primeiros sintomas na última quinta-feira (5) e, no mesmo dia, fez os primeiros exames, ainda em Belo Horizonte. Em seguida, retornou a cidade do Centro-Oeste mineiro, onde reside, e foi encaminhada para quarentena domiciliar. "Durante esse período, foi assistida por profissionais da Semusa, bem como todos que com ela tenham algum tipo de contato. Ela apresenta sintomas leves do Covid-19", diz a nota.

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis informou ainda que nesta segunda-feira (9), o secretário da pasta, Amarildo Souza, irá conceder entrevista coletiva, às 9h.

Segundo dados do Ministério da Saúde, há ainda 122 casos suspeitos em Minas, sendo que 17 já foram descartados.

Neste domingo, Alagoas e Minas Gerais passaram a integrar a lista de Estados com a presença do vírus. Com o registro, agora são 16 casos em São Paulo, três no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo, dois casos na Bahia, um no Distrito Federal, um em Alagoas e um em Minas Gerais.

Dos 25 casos, quatro deles ocorreram por meio de transmissão local, por contato com pessoas que tiveram a confirmação de contágio pelo coronavírus. Os outros 21 casos são de pessoas que estiveram fora do país. São Paulo e Bahia foram os dois Estados que registraram pessoas infectadas por transmissão local.

O Ministério da Saúde monitora 663 casos suspeitos. Outros 632 já foram descartados. Os dados são atualizados diariamente na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério. Neste domingo duas atualizações já foram feitas pela pasta, a última delas ocorreu às 17h30.

Dos casos confirmados, um deles tem quadro grave. Uma mulher de 52 anos está internada e respira com a ajuda de aparelhos. Boletim médico divulgado hoje pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal indicou, contudo, "discreta melhora" no quadro da paciente.

Fonte: Rádio Itatiaia