ÚLTIMAS NOTÍCIAS

KISS vai se apresentar em maio em Uberlândia — Foto: Flávio Moraes/G1
Quinta-Feira | 13/02/2020
Uberlândia entra de vez na rota dos grandes shows internacionais

De dois anos para cá, Uberlândia entrou de vez na rota dos grandes shows internacionais. Depois de New Order e Simple Plan em 2018, Scorpions, Whitesnake e Slash (Guns N' Roses) em 2019, a cidade aguarda este ano por KISS, The Offspring, Roger Hodgson (Supertramp), Backstreet Boys, McFly, dentre outros.

Para entender por que o município tem alcançado cada vez mais este posto, o G1 conversou com uma das produtoras que viabiliza os eventos, com a pasta responsável na Prefeitura e com fãs locais de pop rock, que têm comparecido em peso às apresentações.

Logística, densidade populacional, público consumidor ativo, investimentos privados, rede hoteleira, políticas públicas e estrutura urbana são fatores verificados pela reportagem que estimulam o cenário.

Por algumas grandes atrações, a cidade tem sido escolhida em Minas até mesmo no lugar da capital, Belo Horizonte. Foi o caso da histórica banda americana KISS, que virá a Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília e Uberlândia para sua turnê de despedida, End Of The Road Tour.


Uberlândia em números
Segundo maior município do Estado, com cerca de 700 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) que ultrapassa R$ 30 bilhões anuais, a cidade é referência de uma "mancha urbana" regional que agrega quase um milhão de pessoas, sem contar a proximidade e acesso com interior de São Paulo e Goiás.

Polo logístico e financeiro, boa malha viária, veia de turismo de negócios e políticas de incentivo também são atrativos, segundo explicaram os especialistas nos dois setores: privado e público.


Produtores
"Infraestrutura hoteleira e de transporte, aeroporto e rodoviária que atendem às demandas e a posição geográfica, que favorece muito. Aqui é um mercado em ascensão que aos poucos vai ganhando mais espaço no calendário de shows internacionais", afirmou o CEO da B Concerts, Bruno Carvalho.

A produtora comandada pelo empresário é responsável pela maioria das atrações internacionais que chegam em Uberlândia, inclusive o KISS e The Offspring.

Segundo Carvalho, o bom momento também é resultado da aceitação do público, o que torna, naturalmente, os eventos rentáveis. O sucesso de cada show atrai a chegada dos próximos.

"O público tem aceitado super bem os shows. A cidade tem público para isso. Uberlândia fica perto de outros grandes centros, as pessoas acabam vindo para cá, já que o custo de consumo aqui é menor que nas capitais. Todos ganham", completou.


Novos shows
Ao final da entrevista, ele disse que o público local pode esperar novas atrações de peso no segundo semestre, mas que ainda não divulgará detalhes para não atrapalhar as negociações.


Secretário
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles, o setor público deve ser facilitador de eventos privados e a cidade deve estar pronta para estas grandes apresentações. A pujança municipal, segundo ele, é determinante para a condição de novo polo musical.

"Quando o promotor do evento escolhe a nossa cidade, ele leva em consideração o espaço onde será realizado, e temos um ginásio pronto e um estádio com toda estrutura necessária. Além disso, temos mobilidade urbana, transporte público eficiente e eficácia das forças de segurança pública, o que torna os eventos seguros, o que de fato está ocorrendo", detalhou.

Ainda conforme o secretário, o objetivo do Município é que o morador e o turista tenham conforto, qualidade e segurança e que "nada concorra com a finalidade maior que é o entretenimento". Leles informou que a cidade tem o 20º PIB do país, com valores aproximados de R$ 35 bilhões/ano.

"A indústria do turismo e do entretenimento percebe isso: que temos uma junção de fatores que possibilita que a gente entre e permaneça na rota internacional de shows. E a grande vantagem é que o recurso fica na cidade. Gera renda, além de emprego direto e indireto", acrescentou.

Sobre o segundo semestre e novas atrações, Leles garantiu que boas oportunidades virão - ao ventilar que grandes bandas poderão chegar à Uberlândia - mas preferiu não citar nomes.


Próximos shows 2020
- Backstreet Boys - 11 de março
- The Offspring e Pennywise - 17 de março
- McFly - 19 de março
- Lindsey Stirling - 20 de março
- IL Divo - 4 de abril
- KISS - 19 de maio


Casal aprova shows na cidade
O G1 acompanhou em setembro o show do Scorpions ao vivo e também conversou com o público consumidor presente, que é a razão final de todo o processo de promoção destes eventos.

O professor Felipe Abreu e a advogada Bruna Nassif disseram ter aprovado a chegada dos shows internacionais em Uberlândia. Amantes de rock, eles contaram estar aliviados pela oportunidade de assistir ao vivo grandes atrações que não fossem de outros estilos, como sertanejo.

"Com essa visão estratégica de aproveitar as turnês na região para viabilizar os custos, a escolha de artistas e bandas de prestígio internacional que não estão mais no seu auge é muito pertinente e deve continuar sendo o foco, pois eleva muito o nome da cidade. O público já mostrou que pode corresponder e acredito que haja recursos e infraestrutura para isso", afirmou Felipe.

Os dois estiveram na noite em que o Scorpions, Whitesnake e Helloween se apresentaram na Arena Sabiazinho, que ficou lotada. Para Bruna, a estrutura mostrou que grandes bandas podem vir à cidade certas de que os shows serão profissionalmente organizados.

"Além da qualidade musical excelente das bandas, achei a estrutura bem montada, com vários banheiros e bastante espaço. Não tinha muita fila nos bares, e vi que muita gente vendendo comida, além do espaço físico. Então, estava tudo de fácil acesso. Voltaremos nos próximos com certeza".

Fonte: G1