ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fotos: Polícia Militar de Meio Ambiente de Iturama
Quinta-Feira | 28/11/2019
Após apreensão em União de Minas, Polícia Militar de Meio Ambiente doa peixes a abrigos de idosos de Iturama.

Ontem, 27/11, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Iturama, doou 320 Kg de peixes ao Abrigo do idoso Sol Nascente e Lar dos Velhinhos Dona Maria Abadia de Freitas Lima, ambos de Iturama-MG.

Os peixes foram apreendidos durante a realização da operação Piracema, que possui o objetivo de reprimir infrações e crimes ambientais, coibir o transporte irregular de pescados e apetrechos de pesca proibidos para o período.

A operação estava sendo realizado no município de União de Minas-MG, quando o Sargento Parpinelli, comandante do destacamento policial daquela cidade, e o Soldado Péricles desconfiaram da procedência dos peixes que eram oferecidos em via pública pelo condutor de uma pick-up Fiat Strada.

Sendo assim, eles acionaram a equipe da Polícia de Meio Ambiente, que no local, constataram que não haviam provas da origem os peixes, assim como, o autor não possuía o devido registro para realizar o comércio dos peixes, contrariando legislação em vigor.

Além da perca do pescado o autor teve o veículo apreendido e foi aplicada uma multa de R$ 6.683,35.

Lembrando que a piracema, que é o período de reprodução de peixes, começou no dia 01/11 e vai até o dia 28/02/2020. Durante a Piracema, só pode haver pesca de espécies alóctones, exóticas, híbridas e autóctones - todas não nativas, e no limite de três quilos diários.

A pesca também só pode ser realizada em trechos com distância mínima de mil metros a montante e a jusante dos rios, represas, barragens e lagoas. Isto porque, na Piracema, as cabeceiras dos mananciais são o destino dos peixes para a reprodução.

Os equipamentos permitidos pela normativa do IEF durante o período são linha de mão com anzol, vara, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. Fica proibido o uso de redes e explosivos, instrumentos que, em período de reprodução dos peixes e de espécies em risco de extinção, causa a diminuição de populações inteiras de peixes, frutos do mar e até mesmo de plantas pertencentes ao ecossistema. Para portar o pescado e equipamento de pesca, no entanto, ainda que autorizado, é importante que o pescador mantenha a licença atualizada.

Fontes: Polícia Militar de Meio Ambiente de Iturama e Agência Minas

Por: Nívia Araújo

 







Fotos: Polícia Militar de Meio Ambiente de Iturama