ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Internet
Terça-Feira | 10/09/2019
Instituto de meteorologia emite alerta para onda de calor no Triângulo

A massa de ar quente e seco continua predominante no Triângulo e Alto Paranaíba. Devido a isso, o do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para onda de calor na região.

Outra consequência do clima é a umidade relativa do ar, que está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E também a queda no volume de água em hidrelétricas instaladas na região.

Segundo o instituto, o fenômeno deve prevalecer nesta segunda-feira (9) com leve risco à saúde. Ainda, a temperatura pode ficar 5°C acima da média por período de dois até três dias.

Entre os municípios mais afetados estão Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, João Pinheiro, Patos de Minas e proximidades. Confira a lista das cidades.

Em casos de dúvidas o órgão recomenda que a população procure a Defesa Civil no telefone 199 ou Corpo de Bombeiros no 193.


Previsão do tempo
Segundo meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, o sol vai predominar nos próximos dias, sendo que as temperaturas variam entre 15°C e 36°C. A umidade relativa do ar deverá ficar de manhã em torno dos 60% e abaixo de 15% no período da tarde.


Baixa umidade
De acordo com a OMS, o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60% e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20% à situação é considerada emergencial. Para evitar danos à saúde recomenda-se:

- Não pratique nenhum tipo de atividade física com exposição ao sol
- Permaneça em locais protegidos do sol ou arborizados
- Evite aglomerações em ambientes fechados
- Usem chapéus, bonés, guarda-sol e protetor solar
- Orienta-se também a ingestão de líquidos para evitar problemas de desidratação

Fonte: G1