ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Internet
Sexta-Feira | 19/07/2019
Aplicativo de envelhecimento pode ser alvo de investigação do FBI

O novo aplicativo do momento é o FaceApp, que viralizou por envelhecer fotos de usuários. A brincadeira, no entanto, não agradou a todos: Chuck Schumer, senador dos Estados Unidos, pediu ao FBI que investigasse o app de origem russa.

Em uma carta para o FBI, Schumer requisitou que fosse aberta uma investigação para descobrir o destino final dos dados pessoais que estão sendo recolhidos pelo aplicativo. O senador diz se preocupar com a segurança dos nativos do país, além da possibilidade de outros governos estarem coletando informações dos milhões de americanos que já se cadastraram no FaceApp.

O político ainda demonstrou que a preocupação surgiu depois de analisar que a empresa desenvolvedora tem sua sede em São Petersburgo. Schumer utilizou o Twitter para fazer o pedido público, veja a postagem no fim da matéria.

Na cláusula número 5 dos Termos de Uso do aplicativo, está escrito que o usuário cadastrado garante ao aplicativo o direito de utilizar sua imagem e dados de maneira comercial e não-comercial, sem remuneração. Na Política da Privacidade, está explicitado que o aplicativo pode compartilhar as informações com empresas do mesmo grupo econômico - inclusive para ações de marketing.

Apesar de não estar claro qual será o fim dessa história, o FaceApp disse ao site americano TechCrunch que não compartilha dados com o governo da Rússia.

Ainda que o aplicativo em si não apresente nenhum risco exposto para o usuário, é importante pensar duas vezes antes de compartilhar a sua imagem. Como todo app, existe a possibilidade de ocorrerem trocas de informações.

Fonte: Exame