ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução/TV Integração
Quarta-Feira | 17/07/2019
Expogenética 2019 é lançada oficialmente em Uberaba

A 12ª edição da Expogenética foi lançada oficialmente em Uberaba na manhã desta segunda-feira (15). A exposição começa no dia 17 de agosto no Parque Fernando Costa. A expectativa é que sejam movimentados mais de R$ 35 milhões até o dia 25 de agosto.

Neste ano, palestras técnicas e valorização do melhoramento das raças zebuínas são destaque da programação da exposição que continua a celebração do centenário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Durante o lançamento, o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, disse que os avanços na era Genômica e os desafios do setor serão os principais temas da pauta de discussões com palestras e workshop com participação de especialistas renomados.

"A Genômica está trazendo novos caminhos para os trabalhos de melhoramento genético. Nas raças zebuínas, conseguimos avançar oficialmente neste processo nos últimos dois anos com o nosso projeto e a genotipagem dos primeiros animais. Mas tudo ainda é novo e as possibilidades que o mapeamento genômico oferece são gigantes. Por isso, é tão importante debatermos para conhecer mais sobre a ferramenta, onde poderemos chegar e quais os próximos passos", acrescentou.

Segundo a ABCZ, até a primeira quinzena de maio, mais de 87,5 mil animais foram genotipados no banco de dados da associação. A previsão é de que, até o fim deste ano, essa quantidade ultrapasse 100 mil.

Considerando esses dados, durante a Expogenética será lançado o segundo Sumário de Touros Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ)/Geneplus, desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante a exposição também serão apresentados os sumários de diversos outros programas.


Animais e concurso leiteiro
As inscrições de animais para Expogenética vão até o dia 31 de julho. Dos 39 pavilhões disponíveis, 36 já estão ocupados, o que representa um aumento em relação a 2018, quando 30 pavilhões foram ocupados.

Ao todo, 168 zebuínos das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã já participam do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens 2019 (Pnat), na Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Segundo a ABCZ, o número é 50% maior do que o registrado em 2018.

Metade dos animais que participa dessa prova segue para a Expogenética, onde será avaliada por técnicos e criadores, classificando ao redor de 22 novos touros para distribuição de sêmen a rebanhos colaboradores do PMGZ por todo país.

Já as inscrições do 6º Concurso Leiteiro de Fazenda vão até a próxima sexta-feira (19). Até o momento, o concurso já tem 24 fêmeas inscritas. A prova será realizada na Fazenda Experimental da ABCZ - Orestes Prata Tibery Júnior.

Desta vez, o período total do concurso será de 20 dias, sendo 15 dias de adaptação e cinco dias de concurso efetivo, com duas ordenhas diárias, e término no dia 9 de agosto. A premiação, que vai ocorrer durante a Expogenética, vai levar em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST).


Expositores
A ABCZ informou que, até agora, mais de 40 empresas confirmaram presença para esta edição da Expogenética. Além da mostra de biotecnologias para melhoramento genético, os visitantes vão conferir novidades em equipamentos para uma pecuária ainda mais eficiente como ferramentas para implantação de sistema energia solar, para pesagem, troncos, balanças, e soluções em nutrição e controle de pragas.

Dentro da Expogenética também será realizada a 2ª edição da ExpoMaq - Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, onde serão apresentadas as novidades em máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

Treze leilões um shopping de animais também estão confirmados.


ABCZ Mulher e ABCZ Jovem
Durante a 12ª Expogenética, a Comissão ABCZ Mulher vai promover, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o 2º Encontro ABCZ Mulher. O tema central será a diversidade no mundo dos negócios: o insight feminino e suas conexões. Na programação está confirmada palestra da jornalista Kellen Severo.

O encontro vai está marcado para o dia 22 de agosto, às 19h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos. As inscrições, que são gratuitas e online, já estão abertas online.

Voltado para trabalhadoras rurais, nos dias 15 e 16 de agosto será realizado o dia de combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero. O evento vai contar com presença da carreta do Hospital do Amor em Uberaba, que deverá realizar mais de 100 exames. A ação uma parceria entre a Comissão ABCZ Mulher, Universidade de Uberaba (Uniube), Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de MG (Emater-MG) e Conselho de Segurança Rural de Uberaba (Conser).

E com o objetivo de incentivar a formação de novos produtores rurais e lideranças para o agronegócio brasileiro, os representantes do ABCZ Jovem vão participar do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec).

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Fazu, ABCZ e o Sebrae, será realizado de 13 a 16 de agosto. A programação, que tem como objetivo debater temas ligados à inovação, como empreendedorismo e desenvolvimento de startups, também vai apresentar painéis e atividades práticas ligadas a melhoramento genético, bem-estar animal e meio ambiente.

Fonte: G1