ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fonte: Reprodução / Internet
Terça-Feira | 02/07/2019
A onda de frio mais intensa do ano chega nesta primeira semana de julho

A primeira semana de julho de 2019 reserva uma grande e radical mudança no tempo por toda a Região Sudeste do Brasil. Uma grande e forte frente fria vai trazer chuva, raios, ventos fortes e acentuada queda da temperatura. Desta vez, o frio chega intenso para a fazer a temperatura ficar abaixo de zero em algumas áreas. Há risco de geada e o mar vai ficar bastante agitado.

A grande e forte massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria muito provavelmente será a mais forte do ano e vai derrubar a temperatura em todos os estados. Mas o resfriamento vai ser sentido mesmo durante o primeiro fim de semana de julho, dias 6 e 7. Até o dia 8 ou 10 de julho, recordes de temperatura poderão ser batidos em todas as capitais.

Veja quando o tempo vai mudar em cada estado da Região Sudeste.


Minas Gerais
O sol, o tempo seco e temperaturas acima do normal para esta época do ano ainda serão observados em todas as regiões de Minas Gerais até a quarta-feira, 3 de julho. Até lá, a temperatura fica amena na madrugada, mas não tem frio intenso e a tarde continua quente. O vento se intensifica sobre o centro-sul de Minas na quarta, 3, mas a chuva da grande frente fria só chega ao estado durante a quinta-feira, 4 de julho. Sul de Minas, algumas áreas do Triângulo e a Zona da Mata Mineira devem ter um pouco de chuva.

Durante a sexta-feira, 5 de julho, com a frente fria avançando mais sobre a Região Sudeste, a chuva chega a Grande Belo Horizonte e algumas áreas do Vale do Rio Doce. A temperatura começa a baixar no centro-sul mineiro

Durante o fim de semana, 6 e 7 de julho, é o frio intenso que se espalha sobre Minas Gerais. Apesar da presença de nebulosidade em várias áreas do estado, a chance de chover já será baixa. O ar gelado de origem polar se espalha por todo o estado e o fim de semana terá noites muito frias. Pode gear no Sul de Minas, mas a chance de gear no Triângulo e na Zona da Mata não pode ser completamente descartada.

Temperatura abaixo de 10°C na Grande Belo Horizonte é mais provável no domingo, 7, e na segunda-feira, 8 de julho.


São Paulo
A terça-feira, 2 de julho, ainda é seca e quente. Nuvens altas se espalham sobre o estado de São Paulo. As áreas de instabilidade da grande frente fria começam a provocar chuva sobre São Paulo durante a quarta-feira, 3 de julho, mas ainda não chove em em todo o estado. Para a Grande São Paulo, a previsão é de que chova só à noite.

É durante a quinta,4, e a sexta-feira, 5 de julho que o tempo muda de vez, com previsão de chuva e ventos moderados a fortes por todo o estado. A temperatura máxima cai muito na sexta-feira, 5 de julho. O ar muito gelado de origem polar se espalha sobre São Paulo nos dias 6 e 7 de julho, com risco de geada e temperatura perto de 0°C e até negativa no interior. Temperaturas abaixo de 10°C devem ser observadas de forma generalizada.

Atenção: o mar fica muito agitado entre os dias 4 e 8 de julho e não se pode descartar o risco de ressaca.

 

Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro, o sol e o calor quase de verão ainda predominam nesta terça-feira, 2 de julho. Na quarta, 3, apesar do aumento de nebulosidade e dos ventos, o tempo permanece quente e seco.

A nova frente fria começa a provocar chuva no estado do Rio de Janeiro durante a quinta-feira, 4 de julho. A chuva se espalha de vez pelo estado durante a sexta-feira,5, e a temperatura começa a baixar. Atenção com ventos moderados a fortes nestes dias. A sexta-feira já será com chuva generalizada grande queda temperatura no estado do Rio de Janeiro de forma geral. Na cidade do Rio, a temperatura na tarde da sexta, 5, deve ficar pelo menos 10°C abaixo do que o esperado para até a quarta-feira. Confira a tendência da temperatura.

O primeiro fim de semana de julho de 2019 será com frio, chuva e ventos moderados a forte para cariocas e fluminenses.

Atenção: o mar fica muito agitado entre os dias 4 e 8 de julho e não se pode descartar o risco de ressaca.


Espírito Santo
O estado do Espírito Santo vai sentir as mudanças no tempo só a partir da sexta-feira, 5 de julho.

Até a quinta-feira. 4, o sol, o calor e o tempo seco predominam no estado, apenas com temperaturas amenas à noite nas regiões mais elevadas.

As mudanças no tempo por causa da grande frente fria que avança sobre o Brasil esta semana começam a ser sentidas no Espírito santo na tarde da sexta-feira, 5 de julho. Tem previsão de chuva para o sul do estado, mas a temperatura ainda estará alta.

Durante o fim de semana de 6 e 7 de julho, o ar muito frio da forte massa de ar polar se espalha sobre o Espírito Santo e a temperatura cai muito. Todo o estado terá um fim de semana com muitas nuvens, um pouco de chuva e principalmente ventos frios moderados a fortes. Em Vitória, a temperatura começa baixar no sábabo, 6 de julho.

Entre os dias 2 e 3 de julho até ocorre uma ligeira elevação das ondas no litoral sul capixaba, mas com ondas de até 1,0 metro. Não é motivo para preocupação. Porém, a partir do dia 4 de julho, uma grande agitação se espalha pela costa da Região Sudeste e o mar também vai ficar bastante agitado no litoral capixaba entre os dias 5 e 8 de julho.

Fonte: Climatempo