ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fotos: Reprodução / G1
Quinta-Feira | 27/06/2019
Após ataque em Uberaba, 10 criminosos se entregam e polícia apreende fuzis e munição.

Após cerca de duas horas de negociação em uma área nas imediações da BR-262, dez criminosos do grupo que atacou uma agência bancária em Uberaba na madrugada desta quinta-feira (27) se entregaram. Sete pessoas, entre elas uma criança de dois anos e um adolescente, mantidas reféns foram liberadas sem ferimentos.

Mais cedo, na ação, a quadrilha de aproximadamente 25 integrantes trocou tiros com policiais militares por mais de uma hora, causando pânico entre moradores da cidade. Duas pessoas foram baleadas e levadas ao hospital - uma jovem atingida por um tiro na cabeça está em estado gravíssimo. Os assaltantes estavam em caminhonetes, carros e caminhões e cercaram as principais ruas do Centro.

Segundo o comandante da 5ª Região da Polícia Militar (5º RPM) em Uberaba, coronel Lupércio Peres Dalvas, com o grupo preso nas imediações da BR-262 foram apreendidos munição, coletes e vários fuzis, inclusive, um .50. Restrito das Forças Armadas, esse armamento é usado por criminosos e pode perfurar veículos blindados e destruir paredes. Doze veículos usados pelos assaltantes também foram apreendidos.

Informações iniciais da PM apontam que alguns dos presos são de cidades do interior de São Paulo, entre elas Campinas. Eles foram encaminhados à sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Segundo o coronel Peres, todos vão ser ouvidos durante a tarde pela Polícia Civil.

Ainda conforme o comandante, bloqueios estão montados em todas as rodovias da região para capturar mais suspeitos. Helicópteros também estão sendo utilizados nas buscas.

 

O ataque
Um grupo de criminosos formado por 25 integrantes, segundo a polícia, cercou a região central de Uberaba por volta das 3h30 e fez disparos para o alto, assustando moradores. Houve uma intensa troca de tiros com a polícia.

Durante a ação, um homem e uma jovem foram baleados. Ambos foram encaminhadas ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

Segundo a assessoria do HC-UFTM, a jovem, que tem 21 anos e foi atingida com um tiro na cabeça, passou por cirurgia. O estado de saúde dela é gravíssimo. Já o homem foi baleado na perna, medicado e o estado de saúde é estável.


Reféns
Na fuga, os criminosos fizeram reféns. Um funcionário da concessionária Triunfo, responsável pela BR-262, foi rendido pelo grupo e liberado posteriormente, sem ferimentos.

Por causa dessa operação policial no km 765, a Triunfo informou que houve congestionamento na rodovia pela manhã. O trânsito já foi liberado.


Detonação de explosivos
Dois explosivos deixados por criminosos foram encontrados. Um foi encontrado na Avenida Guilherme Ferreira, perto de uma estação do BRT, e outro artefato estava na porta de uma agência do Itaú na Avenida Leopoldino de Oliveira.

Os locais foram isolados pela PM até a chegada do Grupo Antibombas da Polícia Federal, que realizou a detonação dos dois artefatos com segurança.

Em seguida, o trânsito nos dois trechos foi liberado parcialmente.


Tiro perfurou janela de apartamento
Durante a troca de tiros, um apartamento no 9º andar de um prédio na Travessa Coronel José Ferreira, no Jardim Alexandre Campos (região central), foi atingido por um tiro de arma de grosso calibre.

O projétil perfurou a janela, o vidro, o guarda-roupas, destruiu algumas peças de roupas e só parou na parede do quarto.

De acordo com a médica Maria Carolina Nassif Rodrigues da Cunha, de 30 anos, apenas a mãe dela, de 61 anos, estava no apartamento no momento do ocorrido. Ela acredita que tenha sido sorte a mãe não ter sido atingida, já que instantes antes ela se encontrava no quarto.

"Ela ouviu o barulho dos tiros na região e saiu do quarto e foi até a cozinha interfonar para o porteiro e saber o que estava ocorrendo. Nesse momento, o tiro entrou pela janela. Foi sorte, pois, pelas marcas, o local atingido foi mais ou menos a altura da cabeça dela", descreveu a médica, explicando que a mãe só se deu conta de que o tiro havia atingido o apartamento quando retornou ao quarto.

"Ela só comentou que o barulho foi muito alto, mas não imaginou que tivesse atingido o quarto dela."


Explosões em Uberlândia
Ainda durante a madrugada, explosões perto de agências bancárias e uma empresa de valores foram registradas em Uberlândia.

A Polícia Militar acredita que tenha sido uma estratégia da quadrilha para chamar atenção em outro município.

 

Fonte: G1

 



Fotos: Reprodução / G1