ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crianças nasceram na Santa Casa de Fernandópolis — Foto: Reprodução/TV TEM
Quinta-Feira | 27/06/2019
​Santa Casa de Fernandópolis registra nascimento de gêmeas siamesas

Um parto de gêmeas siamesas ligadas pelo tórax foi registrado na Santa Casa de Fernandópolis (SP), nesta terça-feira (25) . Após o nascimento, as crianças foram levadas para o Hospital da Criança e da Maternidade de São José do Rio Preto (SP).

Segundo a Santa Casa de Fernandópolis, a família, que mora na cidade, estava sendo acompanhada pela equipe do HCM. Contudo, como a mãe estava em trabalho de parto avançado, ela precisou ser atendida pela equipe médica da Santa Casa.

Devido ao elevado risco, segundo a unidade, foi necessária a realização de uma cesariana emergencial, que contou com a participação da equipe médica de ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais.

Ainda segundo a Santa Casa, o companhamento pré-natal não possibilitava prever se as recém-nascidas apresentariam condições de vida extra útero. No entanto, ambas permanecem vivas.

Em nota, Hospital da Criança e da Maternidade informou que os bebês estão internados na UTI neonatal. O hospital ainda afirmou que, como não há autorização dos pais das crianças, a unidade não divulgará mais informações sobre os pacientes.

De acordo com o complexo da Funfarme, que é a Fundação da Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto, outros três atendimentos a gêmeos siameses foram registrados na região, sendo dois pelo Hospital de Base e um, pelo HCM.

O primeiro foi em 2006. As gêmeas nasceram no dia 2 de abril de 2006, em Penápolis, e morreram três meses e dois dias depois, no HB.

No dia 14 de março de 2008, gêmeas nasceram no HB, morrendo duas horas. E no dia 18 de março de 2014, gêmeas nasceram no HCM, morrendo no dia 30 de março.

Fonte: G1