ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fotos: Reprodução / Internet
Quarta-Feira | 05/06/2019
O vazio sanitário para a soja vai começar; confira o calendário para cada estado!

A safra 2019/2020 ainda não começou, mas para evitar grandes incidências da pior doença para a soja do país, a ferrugem asiática, o vazio sanitário vai começar. Na safra passada foram registrados 390 casos, sendo o Rio Grande do Sul (que não tem vazio sanitário) o estado que mais ocorrências registrou, mais uma vez. Abaixo separamos alguns pontos importantes ressaltados pela Embrapa Soja sobre o tema.


O que é o vazio sanitário?
O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.


A doença
O fungo que causa a ferrugem-asiática é biotrófico, o que significa que precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra quebra-se o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.

"O importante do vazio sanitário é que ela ajuda a evitar a ferrugem, que é uma doença muito severa. Se ela chega muito cedo, pode aumentar muito o custo de produção, com mais aplicações de fungicidas. Temos um risco maior de perder em produtividade", explica a pesquisadora da Embrapa Claudine Seixas.


Quem não cumprir . . .
O produtor que não cumprir o vazio estará sujeito a penalidades como multas. Os estados também têm sanções aos que não seguirem.

"Mais importante que essas multas, o primeiro beneficiado a fazer um bom vazio sanitário é o agricultor, que terá essa doença cada vez mais tarde. Então o bom manejo da ferrugem começa na entressafra, fazendo o vazio sanitário - lembra a pesquisadora da Embrapa", finaliza a pesquisadora.


Confira abaixo o calendário para o vazio sanitário
O primeiro estado a iniciar o período do vazio sanitário no país é o Paraná, já no dia 10 de junho. Depois, no dia 15 de junho, entram na roda: Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O Paraguai já iniciou o período de vazio, no dia 1 de junho. Vale lembrar que o Rio Grande do Sul não adota a medida ainda.

Fonte: Canal Rural

 



Fotos: Reprodução / Internet