ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Damir Sagolj/Reuters
Terça-Feira | 07/05/2019
Nasce filho do Príncipe Harry e Meghan

Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, deu à luz um menino nesta segunda-feira (6). A criança, que é a primeira do casal, é a sétima na linha de sucessão do trono britânico. O anúncio do nascimento foi feito no Instagram de Harry e Meghan, mas nem o local nem o nome do bebê foram revelados. O príncipe estava presente no parto.

O nome do bebê ainda não foi escolhido, mas as apostas já foram feitas nos sites especializados - e incluem até mesmo opções inusitadas, como "Donald" e "Brexit".

O bebê nasceu com 3,260 kg às 5h26 (1h26 no horário de Brasília). Harry contou que a mãe e a criança passam bem. "Foi uma experiência incrível", afirmou o príncipe, que agradeceu o apoio que recebeu durante a gravidez. A criança, que terá direito a dupla nacionalidade dos Estados Unidos e Reino Unido, deve ser apresentada ao público em dois dias.

"Tem sido a experiência mais incrível que eu jamais poderia ter imaginado. Como qualquer mulher faz o que faz está além da compreensão. Mas estamos ambos absolutamente emocionados", disse Harry.

O anúncio oficial do nascimento, colocado no Palácio de Buckingham, em Londres, dizia que "a Rainha e a família real estão encantados com a notícia de que Sua Alteza a Duquesa de Sussex deu à luz um menino às 5h26 de hoje. Sua Alteza e a criança estão bem."

O bebê é o quarto neto do príncipe Charles, e o primeiro da mãe de Meghan, Doria Ragland - que está na casa dos dois, Frogmore Cottage, localizada dentro da propriedade de Windsor, diz o jornal "The Guardian".

Segundo o próprio Harry, o nascimento ocorreu depois do previsto: ele, que deveria ter ido a Amsterdã na última quarta (1º), cancelou a viagem, o que levou a especulações de que a data prevista para o parto tinha sido ultrapassada. O príncipe tem uma visita oficial à cidade de Haia, também na Holanda, nesta quinta (9), quando deverá lançar a contagem regressiva de um ano para os Jogos Invictus, em 2020.

Em abril, o casal anunciou que havia "tomado uma decisão pessoal" de manter os planos em torno da chegada do bebê privados. Meghan e Harry também deixaram claro que não haveria fotos na porta do hospital, como Kate Middleton fez com os três filhos.

Lembrancinhas celebrando o nascimento do bebê já foram lançadas pela loja oficial da monarquia britânica. Uma delas, a edição limitada do "Royal Baby Bear 2019", que deve só 100 exemplares e custava cerca de R$ 650, já esgotou.


Sem título de príncipe
O bebê, que é o oitavo bisneto de Elizabeth II, não receberá um título de príncipe automaticamente, a não ser que a rainha o conceda - o que deve ser feito de acordo com os desejos de Harry e Meghan, diz o "The Guardian". O príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth, optou por dar títulos reais às filhas, as princesas Beatrice e Eugenie. Já a princesa Anne, irmã dele, abriu mão deles para seus filhos, Zara e Peter.

A restrição quanto ao título ocorre porque porque o rei George V limitou os títulos reais em 1917. Ele poderá usar um dos títulos menores de Harry e ser conhecido como Conde de Dumbarton. As regras que cercam os títulos hereditários britânicos, no entanto, não são iguais para homens e mulheres: se tivesse nascido uma menina, ela não poderia se tornar a Condessa de Dumbarton.

Meghan, que antes de entrar para a família real já era uma conhecida atriz norte-americana, se casou com Harry em maio de 2018, na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor. Com isso, ela se tornou a mais recente plebeia a entrar para a realeza britânica.

O primeiro na linha de sucessão do trono britânico é o príncipe Charles, filho de Elizabeth II e pai de Harry. O segundo é o príncipe William, irmão de Harry, seguido pelos seus três filhos: George, Charlotte e Louis.


Duque e Duquesa de Sussex
Harry é filho do príncipe Charles e da falecida Diana de Gales, e neto da rainha Elizabeth 2ª. O título de Duque e Duquesa de Sussex foi concedido pela rainha horas antes do casamento, em maio do ano passado. O título era um dos poucos que ainda estavam vagos e sua origem remonta a 1801, quando o então Rei George III (1738-1820) concedeu o ducado de Sussex ao seu filho Augusto.

Fonte: G1

 



Foto: Damir Sagolj/Reuters