ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quinta-Feira | 10/01/2019
A Conmebol divulga a edição de 2019 do seu Regulamento de Segurança

A Conmebol publicou a edição de 2019 de seu Regulamento de Segurança, que rege todas as competições promovidas pela entidade. O texto deste ano aumenta de 18 para 21 itens proibidos nos estádios, com algumas novidades que podem afetar vários torcedores acostumados aos jogos da Libertadores: bandeiras e bandeirões com mais de 1,5m de comprimento e 1m de largura (veja no vídeo mais detalhes).

A nova regra também prevê que, a partir de 2021, todos os ingressos sejam vendidos na internet e os lugares sejam marcados e com assentos. O regulamento, no entanto, não especifica se as arenas que contam com setores para que a torcida fique em pé terão que ser adaptadas.

Os ajustes nos regulamentos vêm após uma série de episódios violentos, como nas finais da Copa Sul-Americana de 2017, entre Flamengo e Independiente, no Rio de Janeiro, e da Libertadores de 2018, entre River Plate e Boca Juniors.

Convidado do "Redação SporTV" desta quarta-feira, o jornalista Carlos Eduardo Mansur, de "O Globo", criticou as novas medidas. No entanto, ressaltou que elas são consequência de um problema crônico nos estádios sul-americanos: a violência.

- Não consigo discutir a eficácia como também não consigo negar que há um problema de segurança a ser enfrentado. O duro é que, pela nossa incapacidade de criar segurança em um estádio ao longo da história, a gente agora esteja pagando com um tiro no coração com o que ainda nos distingue como produtores de espetáculo esportivo, que é a criação de ambiente, criação de paixão, já que não temos dentro de campo os melhores artistas. Aí, você vai tentando criar segurança às custas de perda de ambiente - analisou Mansur.

Todos as regras são válidas para os clubes e arenas que recebam partidas de competições da Conmebol. Em seu artigo 3º, o regulamento prevê que a Unidade Disciplinar da entidade pode impor sanções aos responsáveis em caso de descumprimento.

Fonte: SPORTV